Principais Diferenças Entre Construir Com Bloco de Concreto ou Tijolo
Na hora de comprar o material para construção, você vai encontrar uma diversidade enorme de produtos e conhecer a diferença entre eles será determinante para que você escolha o ideal, além de conseguir economizar.
Grande parte do público ainda mostra dúvidas sobre blocos de concreto e tijolos. Por isso, neste artigo vamos apresentar as definições, principais diferenças, vantagens e desvantagens de cada um. Acompanhe até o final para esclarecer de vez suas dúvidas.
Bloco De Concreto
Como o próprio nome já diz, os blocos são de concreto, feitos em fábrica com cimento, agregados, água e aditivos e assim como os tijolos, são usados para a construção de paredes e muros.
É o material mais resistente em comparação aos demais, com uma taxa de quebra muito baixa, por isso, há pouco desperdício.
Se comparado ao tijolo comum, o bloco de concreto tem maior rentabilidade, pois é preciso um número menor para construir um metro quadrado, o que influencia diretamente nos custos de materiais e de mão de obra.
Diferente do tijolo, o bloco de concreto é padronizado, o que auxilia no acabamento e exige um gasto menor com material para revestimento, pois precisa apenas de uma demão de argamassa ou gesso.
Sua parede pesada auxilia no desempenho acústico, por outro lado o desempenho térmico é baixo.
Vantagens Do Uso Do Bloco De Concreto:
- Menor investimento com material de revestimento;
- Parede pesada, com isolamento acústico;
- Menos mão de obra;
- Resistência alta do material.
Desvantagens Do Bloco De Concreto:
- Por ser mais pesado, exige maior trabalho de logística;
- Termicamente pior que o tijolo.
- Custo de investimento maior no bloco.
Tijolo
Material geralmente feito de massa de barro cozida, com formato de paralelepípedo.
Tem como principais vantagens o conforto térmico e acústico para a casa, por outro lado, apresenta pontos que precisam de atenção.
No mercado o valor do tijolo é mais barato que o bloco de concreto, o que não significa economia. Por ser um material menor, para construir um metro quadrado de parede é necessário um número maior de tijolos do que seria usando blocos, ou seja, será preciso investir mais tanto em material, incluindo massa para assentamento, quanto em mão de obra.
O tamanho do tijolo influência não apenas no custo, mas no tempo para finalizar a obra, como serão mais tijolos, a equipe precisará de mais tempo para construir.
Por não suportar cargas estruturais, o tijolo só pode ser usado como vedação, sem contar que sua taxa de quebra é muito grande.
Outro ponto que influencia diretamente no financeiro, são as imperfeições dos tijolos, isso faz com que o investimento em material de reboco e mão de obra sejam maiores.
Vantagens Do Uso Do Tijolo:
- Conforto térmico;
- Conforto acústico;
- Preço acessível;
Desvantagem Do Uso Do Tijolo:
- Taxa de quebra alta, o que acarreta o desperdício;
- Maior valor de investimento para o revestimento e outros materiais;
- Maior tempo e custo de mão de obra.
fonte:https://www.blocosoriente.com.br/blog/artigo/55/principais-diferencas-entre-construir-com-bloco-de-concreto-ou-tijolo